ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Técnicas de estudo para concursos públicos: qual a melhor?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Todo candidato a uma vaga no serviço público já ouviu falar sobre técnicas de estudo para concursos públicos. Mas você já parou para pensar qual é a mais indicada para o seu perfil?

Há muitas técnicas de estudo para concursos públicos, mas para fazer uma escolha entre elas você precisa entender qual vai te levar à aprovação. O fato é que não existe uma receita de sucesso. O que deu certo para um candidato, não será necessariamente vai dar certo para você.

O que fazer para escolher entre as técnicas de estudo para concursos públicos?

Nesse artigo, o Blog do IMP vai apresentar dicas e duas metodologias que valem a pena você conhecer.

Quem vai nos ajudar nessa missão é o nosso especialista, José Trindade, professor de Direito Administrativo no IMP Concursos, bacharel em direito pela Universidade Federal da Paraíba e servidor do Ministério Público Federal.

Dicas úteis para turbinar suas técnicas de estudo para concursos públicos

Primeira:

Monte uma rotina de estudos. Se disciplinar para todo dia, estudar alguma coisa, estudar ainda que seja pouco;

Segunda:

Alternar os métodos de estudo. SEMPRE inserir a resolução de questões para fixação do conteúdo e para aprofundamento, sem prejuízo de ler ou assistir a uma boa explicação da teoria, de fazer seus próprios resumos ou mapas mentais;

Terceira:

Evitar desesperos. Não “cair” em “conversa fiada” de que os concursos irão acabar, ou que nunca mais haverá vagas no setor público.

É essencial manter a serenidade e um ritmo constante de estudos. Com isso, o candidato vai formar uma boa base das principais matérias, normalmente, cobradas nas provas da carreira para está se preparando;

Quarta:

Não focar em apenas um concurso específico, mas em uma carreira.

Não estudar focado apenas no concurso do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, mas na carreira de tribunais, pois, se no meio do caminho surgir uma outra prova interessante, de outro tribunal, você estará preparado também para ela.

Nesse caso, é melhor estudar as matérias comuns em primeiro lugar. Após o lançamento do edital, focar nas matérias que só cairão naquele concurso (por exemplo, o regimento interno daquele tribunal);

E por último:

Na mesma linha da dica anterior, não vale a pena “atirar para todo lado”, fazer qualquer prova de concurso que apareça. É importante manter um mínimo de foco, direcionado ao menos a uma carreira específica, ou, em casos particulares, a carreiras semelhantes.

• VER CURSOS ONLINE

Metodologia e perfil do candidato

Segundo explica José Trindade, existe sim uma relação entre técnicas de estudo e o perfil do aluno, e que é preciso ter cuidado com métodos milagrosos de aprovação.  

“Em qualquer âmbito da vida, cada pessoa reage de forma diferente aos estímulos. O método de estudo que fez a pessoa X ser aprovada em determinado concurso provavelmente não poderá ser replicado integralmente para a pessoa Y, com o mesmo sucesso”, ressalta.

E continua. “Por isso, é sempre importante desconfiar de métodos “milagrosos”, únicos, que te obrigam a seguir apenas um caminho. O melhor método é aquele que oferece ao concursando as melhores ferramentas, o melhor conteúdo de diversas formas e o orienta a encontrar o melhor caminho para a preparação, mas sem dar a receita pronta do sucesso, porque ela não existe”, ressalta.

Conheça a metodologia IMP FLEX

Para que tipo de aluno foi desenvolvido o IMP Flex?

Essa é uma ferramenta voltada tanto ao iniciante quanto a quem já está há mais tempo se preparando para concurso. Oferece ao aluno um curso completo, do básico ao avançado, com teoria e exercícios.

Como funciona o IMP Flex? É uma metodologia 100% online?

Sim, mas não se resume a videoaulas.

Com o IMP FLEX, o aluno tem acesso a cursos completos das principais matérias cobradas nas mais diversas provas de concursos pelo Brasil. Contando inclusive com a possibilidade de ver os mesmos conteúdos com professores diferentes.

Qual a vantagem da metodologia do IMP Flex?

Em vez de um “método milagroso”, em que se obriga o aluno a seguir aquela sistemática, prometendo-se um sucesso ilusório, o IMP Flex fornece ao aluno as mais variadas ferramentas, com conteúdo de altíssima qualidade, para que ele consiga se preparar para qualquer concurso que deseje fazer.

Com o Flex, o aluno tem acesso a:

  • Cursos completos das 22 matérias mais cobradas nas provas em geral, com a possibilidade de escolher entre 2 professores de cada uma delas (em cada disciplina);
  • Videoaulas em exercícios de todas essas disciplinas;
  • Combo de livros aprofundados e objetivos da Editora Alumnus, voltados para concursos;
  • 5 Free Pass, que dá o direito de se matricular gratuitamente em qualquer curso específico do IMPOnline;
  • Ferramenta de inteligência artificial para gerenciamento de estudos (IMP Planner), que o ajuda a elaborar a melhor rotina e organização do estudo;
  • Simulados periódicos;
  • Salas privativas de estudo;
  • Oficinas de redação discursiva com correção;
  •  Plantão de dúvidas.

Em outras palavras, o IMP Flex oferece as melhores ferramentas, o melhor conteúdo e orienta o estudante a se preparar da melhor forma possível, sempre de maneira adequada a cada realidade individual.

Quanto tempo dura a preparação do IMP Flex?

O acesso dura 24 meses, com direito a todas as atualizações nas videoaulas.

Explique o que é bônus 5 Free Pass e como pode ser utilizado.

Além de ter as aulas das 22 disciplinas mais cobradas em prova, caso o aluno decida fazer um concurso específico, poderá se matricular no curso online especificamente voltado àquela prova.

Conheça a Metodologia da Turma Platinum

Qual o perfil do aluno para o IMP Platinum?

O aluno que, além de todas as ferramentas online, precisa do estímulo da aula presencial para socializar, para ter contato direto e imediato com o professor, para “sentir o clima” de uma sala de aula, ou mesmo aquele que tem dificuldade de manter a rotina de estudos com aulas online e prefere ter diariamente o compromisso de sair de casa para assistir à aula presencial.

Como funciona o IMP Platinum? É uma metodologia 100% online?

Não, ela reúne o “melhor dos dois mundos”. O aluno tem acesso a uma robusta carga horária presencialmente (mais de 1.000 – mil – horas-aula) das principais matérias.

E também tem acesso a:

  • Cursos em videoaulas para estudo complementar;
  • Combo de livros aprofundados e objetivos da Editora Alumnus, voltados para concursos;
  • 5 free pass (em cursos presenciais ou cursos online);
  • Aulões presenciais de complementação do conteúdo;
  • Maratona de exercícios de cada matéria (um dia inteiro de resolução de exercícios das disciplinas cursadas em cada módulo);
  • Módulo avançado em exercícios para as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Direito Administrativo;
  • Oficinas de redação discursiva com correção;
  • 30 horas-aula de planejamento e técnicas de estudo, em que são ensinadas técnicas e princípios fundamentais do estudo correto para provas e concursos, desde o planejamento inicial até o dia da prova;
  • Garantia duo, em que o aluno tem direito de realizar novamente o curso da Platinum, sem qualquer custo adicional.

• VER TURMA PLATINUM

Qual a metodologia de estudo aplicada?

Além de tudo o que foi descrito na resposta anterior, vale ressaltar que, apesar da gigantesca carga horária presencial, o aluno tem acesso às mais diversas ferramentas online.

O IMP Platinum é indicado para alunos que estão começando estudar ou também para quem já estuda há algum tempo?

Essa é uma ferramenta voltada tanto ao iniciante quanto a quem já está há mais tempo se preparando, pois oferece ao aluno cursos completos, do básico ao avançado, com teorias e exercícios avançados.

Qual a vantagem da metodologia do IMP Platinum?

Além de todas as vantagens já descritas, pode-se dizer que a Platinum é um “IMP Flex” turbinado com aulas presenciais.

Um curso que dá ao aluno a opção de escolher, dentre praticamente todos os métodos de preparação disponíveis no mercado de concurso público, aquele que é mais adequado para o seu momento.

Quanto tempo dura a preparação do IMP Platinum?

O curso tem duração média de 12 meses, com disciplinas divididas em módulos que facilitam a organização e o planejamento dos estudos.

Além da GARANTIA DUO, na qual o aluno que cumprir determinados requisitos poderá repetir o curso, percorrer novamente todas as etapas sem custo adicional.

• VER TURMA PLATINUM

Leia também:

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque

348

12