ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Redação para concursos de carreiras policiais: dicas para PRF, PF e PCDF

Quer dicas sobre a prova de redação para os concursos de carreiras policiais da  PRF, PF e PCDF? Nesse artigo, o Blog do IMP preparou informações e dicas sobre os critérios de correção, temas para focar e como estudar. E no final, tem uma aula especial sobre Redação Discursiva para o Cebraspe.

Redação para concursos: reta final da preparação

Os candidatos para os concursos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estão na reta final da preparação.  Então, se você vai fazer as provas , dá uma olhadinha nesse artigo que o Blog do IMP preparou dicas de redação para concursos de carreiras policias.

Redação para concursos PRF, PF e PCDF: com a palavra a especialista

Para falar sobre o assunto, quem conversou com o Blog do IMP foi a professora de redação Vânia Araújo. Nossa especialista pontuou vários detalhes que vão complementar a sua preparação para cada um dos concursos. 

Então, boa leitura, foco nos estudos e mãos à obra. 

Ponto 1: critérios de correção

Concurso PRF

A prova discursiva valerá 20,00 pontos, dos quais, provavelmente 19,00 serão destinados à avaliação do domínio do conteúdo, sobrando apenas 1,00 ponto para a apresentação e a estrutura textual. Portanto, o candidato precisará mesmo demonstrar um bom domínio do assunto de cada quesito (a Banca distribuirá esses 19,00 pontos entre os quesitos elencados).

A novidade, aqui, é que o corretor irá atribuir peso 4 aos erros gramaticais. Por isso, os candidatos precisam ficar muito atentos à construção gramatical e podem se tranquilizar um pouco no que se refere à estruturação.

Concurso PF

A prova discursiva (para Agente de Polícia, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal) valerá 13,00 pontos, dos quais, provavelmente 12,00 ou 12,50 serão destinados à avaliação do domínio do conteúdo, sobrando apenas 1,00 ou 0,50 ponto para a apresentação e a estrutura textual.

Isso significa que o candidato precisará demonstrar um bom domínio do assunto de cada quesito: a Banca distribuirá esses 12,00 (ou 12,50) pontos entre os quesitos elencados. No caso da prova da PF, o corretor irá atribuir peso 2 aos erros gramaticais, portanto atenção à construção gramatical do texto.

Concurso PCDF 

A prova discursiva valerá 30,00 pontos, dos quais, provavelmente 28,00 ou 29,00 pontos serão destinados à avaliação do domínio do conteúdo, sobrando apenas 2,00 ou 1,00 ponto para a apresentação e a estrutura textual. Então, o candidato precisará mesmo demonstrar um bom domínio do assunto de cada quesito (a Banca distribuirá esses 28,00 ou 29,00 pontos entre os quesitos elencados).

No caso da prova da PCDF, o corretor irá atribuir peso 6 aos erros gramaticais. Os candidatos precisam ficar muito, muito atentos mesmo à construção gramatical, podendo ficar mais tranquilos no que se refere à estruturação.

Ponto 2: temas para redação 

Concurso PRF

O edital rege que o tema da redação recairá sobre temas relacionados aos objetos de avaliação (Ética e Cidadania; Direitos humanos; Geopolítica e as Leis Especiais). 

As sugestões são:

  • A atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate à criminalidade nos principais pontos de acesso terrestre do Brasil; 
  • Direitos humanos e o contexto da segurança pública no Brasil; 
  • Infiltração policial virtual (crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes);
  • O policial operacional do futuro: menos fuzis e mais domínio de  ferramentas tecnológicas; 
  • Preservação do meio ambiente: uma responsabilidade tripartida. 

Concurso PF

O edital reproduz, literalmente, os critérios do edital passado e traz considerações muito amplas, genéricas, a respeito do objeto de cobrança na redação. Levando isso em consideração, as sugestões são:

  • A autonomia da Polícia Judiciária no Estado Democrático de Direito; 
  • A educação como um  escudo contra a criminalidade;
  • O  impacto da flexibilização da posse de armas na sociedade; 
  • O papel da Polícia Federal na defesa do patrimônio cultural brasileiro; 
  • A atuação da Polícia Federal no combate aos ilícitos das faixas de fronteira.

Concurso PCDF

Principalmente os temas que sejam contemplados na cartilha da ONU, “Os dezessete objetivos para o desenvolvimento Sustentável”.  

Entre eles:

  • O desafio de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental (economia circular e responsabilidade social das empresas); 
  • Segurança pública e os efeitos da pandemia no Brasil; 
  • Segurança pública e sustentabilidade; 
  • Educação como forma de romper o ciclo da violência no Brasil (importância da leitura e acesso à educação de qualidade aos mais pobres);
  • Novas tecnologias no auxílio às forças de segurança; 
  • O Brasil e o desafio de vencer as dificuldades oriundas da pandemia do novo Coronavírus (desenvolvimento econômico versus garantia de condições sanitárias).

Ponto 3: como o candidato pode estudar para redação?

Concurso PRF

No caso da PRF, o edital já vem um pouco mais amplo em relação à cobrança do tema (temas relacionados aos objetos de avaliação). Nesse caso, os candidatos terão de ler bastante sobre muitos conteúdos relacionados no edital (Ética e Cidadania, Direitos humanos, Geopolítica e as Leis Especiais).

Ler sobre os aspectos mais emblemáticos que envolvam os conteúdos mencionados acima, além de elaborar um resumo de cada assunto mais importante desses conteúdos. Depois redigir uma dissertação sobre o tema de cada resumo. 

Concurso PF

No caso da PF, o edital está amplo demais, muito genérico, e, provavelmente irá cobrar, como no certame passado, algum tema que perpasse alguma das leis especiais ou algum conteúdo de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal ou Processual Penal).

Vale ressaltar que a redação não será sobre conteúdo específico, mas sobre um assunto da atualidade que envolva os conteúdos plasmados no edital.

Aqui também vale: ler sobre os aspectos mais emblemáticos que envolvam os conteúdos mencionados acima e elaborar um resumo de cada assunto mais importante desses conteúdos. Depois redigir uma dissertação sobre o tema de cada resumo. 

Concurso PCDF

Para a sorte dos candidatos, a Banca já definiu, no próprio edital, os temas sobre os quais recairá a prova de redação – ATUALIDADES.

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como: segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.  

Nesse caso, o candidato também precisa ler sobre os aspectos mais emblemáticos que envolvam esses temas dentro da realidade do nosso país, além de elaborar um resumo de cada assunto. Depois, redigir uma dissertação sobre o tema de cada resumo. 

Ponto 4: treinar, treinar e treinar

Para todos os certames, o conselho principal é: treinar, pelo menos, uma redação por semana até o dia da prova. Se puder, que ele faça duas por semana, dos mais variados assuntos.

Lei também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *