ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Professor Temporário e Efetivo SEDF: é possível se preparar para os dois?

Duas boas oportunidades estão no radar dos candidatos que estão de olho em uma vaga de professor temporário e efetivo na SEDF.

O edital para professor temporário já foi publicado e contempla vagas para diversas áreas de nível superior. As provas serão aplicadas no dia 19 de dezembro de 2021 e a banca examinadora é a Quadrix.

Já o concurso para professor efetivo está autorizado e o edital também deve sair em breve.

Vacância

Atualmente, o Distrito Federal tem mais de 9 mil cargos vagos na carreira de Assistência à Educação e mais de 11 mil cargos vagos na carreira de Magistério Público

Mas será que é possível se preparar para as duas seleções ao mesmo tempo?

A resposta é SIM.

É perfeitamente possível! Resumindo, a preparação para o cargo de professor efetivo contempla a preparação para o temporário.

E aqui no Blog do IMP você vai saber como isso é possível.

Professor temporário e efetivo da SEDF: qual a diferença?

Para começar, vamos explicar para você qual a diferença entre as duas seleções.

Segundo nossa especialista, professora Madalena Coatio, os dois processos estão previstos na Constituição Federal. Sendo que, o processo seletivo contrata professores em regime temporário para substituição dos efetivos. Já o concurso é para professor efetivo da carreira do magistério público do DF.

“O concurso para professor efetivo contém provas e avaliação de títulos. O servidor passa por um período de estágio probatório e, posteriormente, torna-se servidor estável. Já o processo seletivo para professor temporário, de excepcional interesse público da Administração direta e indireta, contrata profissionais, temporariamente. O intuito é suprir as necessidades do poder público. Tal seleção pode ser realizada de diversas formas: prova, entrevista, análise de currículo, prova de títulos e etc.”, explica ela.

Quais os cargos comuns entre as duas seleções?

Praticamente todos! Há vagas para professores de diferentes áreas e, em especial, muitas vagas para professores de Atividades (Pedagogia).

Qual seria sua principal dica para o candidato que vai se preparar tanto para professor temporário como para efetivo da SEDF?

Em primeiro lugar, o candidato precisa elaborar um cronograma que seja plausível de ser cumprido e manter a disciplina para colocar as metas traçadas em prática.

Você acredita que o edital para professor efetivo será muito parecido ao edital que foi lançado para o processo seletivo de professor temporário?

Com certeza. Tradicionalmente os dois editais são bem semelhantes.

Quais são as matérias mais importantes nas duas seleções, levando em consideração a banca organizadora Quadrix?

Tanto para a prova de professor efetivo quanto de contrato temporário, o candidato não pode se descuidar dos estudos de conhecimentos pedagógicos e nem dos de Língua Portuguesa. Vale ressaltar, ainda, que no concurso para efetivo teremos Prova discursiva (focada em Atualidades).

É importante o candidato dar especial atenção aos novos conteúdos que foram incluídos neste edital de processo seletivo, como por exemplo:

  • Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Capítulo IV – Do Direito à Educação;
  • Tecnologias Educacionais: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e do Google Meet;
  • E atenção redobrada a esse conteúdo: Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Há ainda os conteúdos clássicos que têm grande peso na prova e que, via de regra, os candidatos têm muita dificuldade, tais como:

  • Educação e sociedade;
  • Tendências Pedagógicas;
  • Bases Psicológicas da Aprendizagem;
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica;
  • Currículo em Movimento.

Quais as matérias são comuns aos cargos de professor temporário e efetivo da SEDF?

  • Certamente, são matérias comuns aos dois certames:
  • Conhecimentos Pedagógicos;
  • Língua Portuguesa;
  • LODF;
  • Lei Complementar nº 840/2011.

E quais matérias são diferentes ?

O Estatuto da Criança e do Adolescente só conta do processo seletivo para professor temporário para contratação temporária de professor. Já a prova discursiva (focada em Atualidades) e noções de Direito Administrativo só constam do concurso para professor efetivo.

Quais os principais erros que os candidatos cometem quando estão se preparando para duas seleções ao mesmo tempo?

  • Não estudar a lei seca;
  • Não cumprir o cronograma traçado;
  • Não estudar por material atualizado.

Preparação estratégica: consultoria Alcateia SEDF

Certamente você já deve ter experimentado vários métodos em sua preparação para concursos. Porém, hoje, o Blog do IMP vai te mostrar uma metodologia desenvolvida por dois grandes especialistas do IMP Concursos, nossos professores Thiago Medeiros e Vitor Falcão.

Toda a consultoria estratégica foi baseada em anos de vivência em sala de aula, no contato diário com os alunos e na observância das grandes dificuldades enfrentadas nesse processo de estudo.

Assim, a dupla desenvolveu a Alcateia, que como o próprio nome sugere, é um trabalho desenvolvido junto a um pequeno grupo no qual todos se ajudam e ninguém fica para trás. 

Preparação para concursos: as grandes dificuldades

Usando toda essa experiência, eles mapearam o que impede o candidato de ser aprovado.

“A grande maioria dos candidatos estão imersos em uma grande quantidade de material, mas não sabem como estudar, nem qual a melhor ordem de seguir o conteúdo, tem dificuldades de fazer revisões, não tem o hábito de fazer questões e ao final a retenção do conteúdo não dura mais do que dois meses”, explica nosso professor Thiago Medeiros.

Como essa preparação funciona para quem está estudando para professor temporário da SEDF?

Temos um conjunto de professores preparados para indicar a melhor forma de estudar dentro de cada uma das disciplinas do concurso, destacando o que é mais importante dentro de cada assunto de acordo com a experiência do professor e da análise aprofundada da banca.

O projeto Alcateia já foi testado e validado por centenas de alunos. Temos dezenas de aprovações em outras carreiras, o projeto passou por uma adaptação para atender perfeitamente o público da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Desenvolvemos a única consultoria completa de estudos para a Secretaria de Educação, envolvemos dezenas de profissionais com o intuito de organizar e potencializar o estudo de cada um dos candidatos do certame.

Qual o diferencial que essa preparação vai fazer para os candidatos de professor temporário da SEDF?

Por muitas vezes os candidatos ficam perdidos em inúmeros materiais para concurso públicos sem saber a ordem correta e a importância de cada um dos temas para a prova. Por isso, não treinam o conteúdo, não fazem questões adequadas e muito menos simulam o dia da prova. A consultoria ALCATEIA entende todas as falhas de preparação dos candidatos para concurso e tem uma solução adequada para cada um desses pontos que são negligenciados pelos candidatos.

Como é feita a otimização da preparação para seleção de professor temporário da SEDF?

O aluno ALCATEIA jamais fica para trás e não perde tempo organizando e separando materiais, pois nas metas diárias ele encontra o roteiro de estudo com a disciplina, assunto, forma de estudo adequada e direcionada por um especialista da área e no final uma bateria de questões para treino como forma de consolidar o conhecimento estudado naquele dia.

Todo o conteúdo da meta diária já é separado e compilado para o aluno em um único arquivo, simplificando e otimizando o estudo.

Ao que o candidato tem acesso?

Todos os materiais necessários para uma boa preparação, com conteúdo estritamente dentro do edital e no perfil da banca.

  • Videoaulas;
  • Material em pdf;
  • Questões comentadas;
  • Reuniões de alinhamento com os tutores e com a Prof. Madalena Coatio.

E o principal:

  • Orientamos os alunos, através de metas diárias, a utilizar todo esse material. A forma e a sequência correta de consumir o material até a data da prova, trabalhando diversas técnicas de aprendizagem que são adaptadas para cada assunto do concurso.

SEDF: principais pontos para você estudar sobre LDB

SEDF: edital publicado para professor temporário

Preparação para concursos: como estudar em grupo pode melhorar a sua performance

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *