Junto com o pedido de concurso para a Polícia Federal enviado ao Ministério da Economia, a PF enviou uma proposta de cronograma porém, a previsão de edital não deve ser cumprida.
Em julho, estava marcado o primeiro evento do possível cronograma, que era a autorização, mas não foi realizado. Com isso, todas as demais datas possivelmente também vão atrasar.
E perto da data prevista para publicar o edital, o concurso não só está sem autorização como também ainda não tem banca definida. Mas, a pergunta segue: quando será publicado então o edital do concurso?
Edital da PF pode sair ainda este ano?
A resposta é sim! Para um edital ser divulgado, basta o concurso ser autorizado e o órgão cumprir todas as etapas previstas que antecedem à publicação. E isso ainda é possível acontecer este ano.
Mas, se a Polícia Federal quer mesmo urgência, vai ter que correr. Caso a autorização saia nos próximos meses ou semanas, os demais preparativos teriam que ser feitos de forma ágil.
Esses preparativos englobam: formar comissão, escolher banca, assinar contrato, definir cronograma e elaborar edital.
O que falta para sair o edital?
O principal: a autorização do Ministério da Economia. A luta da PF e sindicatos por esse aval é antiga, e cresceu nos últimos anos. A expectativa de uma autorização é grande, mas, por enquanto, não passou de promessas.
E qual o prazo para esse aval ser publicado? Não tem! A qualquer momento a portaria pode ser publicada no Diário Oficial da União.
Qual o prazo máximo ser publicado?
O prazo máximo de todo edital autorizado pelo Governo Federal é de 6 meses. Este período sempre virá no decreto de autorização, como prazo legal, contado a partir da publicação do ato no Diário Oficial.
Mas, embora este seja um prazo máximo, dificilmente os órgão esperam completar esse período e sempre divulgam antes. Afinal, não há um prazo mínimo.
Exemplo é o concurso PF 2021 da área policial. Ele foi autorizado oficialmente em dezembro de 2020 e o edital foi publicado em janeiro de 2021.
Concurso PF de nível médio pode ter provas este ano?
A resposta é sim. Porém, com o prazo apertado, esta hipótese torna-se cada vez menos provável. Quer saber o por quê?
O motivo é simples. O prazo legal que um órgão federal tem para realizar as provas é de 4 meses após o edital. Esse período ainda pode ser encurtado, se houver aval do Ministério da Economia.
É muito provável que a PF consiga esse aval. Mas, para realizar provas este ano, no máximo em dezembro, seria preciso que o edital fosse divulgado até os primeiros dias de outubro.
Como o concurso PF de nível médio ainda não tem autorização publicada, nem banca definida, as chances de provas somente em 2022 aumentam a cada dia.
Há chances de nomeações em 2021?
Impossível! Por mais rápida que a PF fosse, acreditar em nomeações de servidores da área administrativa é sonhar de forma muito abstrata.
Por mais que o concurso para cargos da área de apoio tenha poucas etapas, diferentemente dos policiais, o tempo é curto para cumprir todas as etapas.
Isso porque existem eventos obrigatórios, como: realização das provas, publicação de gabaritos, prazos para recursos, e outros.
Leia também:
- Preparação para Concursos Públicos: dicas para estudar de forma eficiente
- SEDF: edital publicado com 4.254 vagas e remuneração inicial de R$6 mil
- Técnicas de estudo para concursos: métodos poderosos para sua preparação
- BRB: edital será publicado em 07/07 com 150 vagas + CR!
- UnDF: edital publicado! Provas em 25/09
Fonte: Folha Dirigida