ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

INSS: Planejamento fala sobre novo concurso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Recentemente, o Ministério do Planejamento posicionou-se quanto às etapas necessárias para que o novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seja liberado. As informações constam no ofício divulgado na última quinta-feira (23), onde a pasta esclarece quais critérios têm sido utilizados na análise para concessão do aval da seleção de 2018.

Confira o ofício na íntegra.

O documento, publicado na semana passada, é a resposta do Planejamento à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que constantemente tem solicitado urgência quanto à contratação de outros servidores para o INSS. O pedido em estudo pelo Planejamento é para 7.888 vagas de nível médio e superior.

Conforme prevê o texto, o levantamento da viabilidade de uma seleção é feito com base em pontos variáveis, como a demanda atual e futura do órgão solicitante. No caso do INSS, trata-se de um aspecto grave, já que existe um déficit de 16 mil servidores, incluindo as aposentadorias previstas. Além desse, o Planejamento também enumera quais são os aspectos avaliados para a liberação:

  1. Necessidade do órgão demandante, em vista a de outros;
  2. Previsão orçamentária e financeira da Administração;
  3. Conveniência e oportunidade do atendimento da demanda.

Seguindo esses passos, o processo seletivo simplificado do INSS tem a chance de sair na frente em dois pontos, pois a demanda é maior se comparada com a de outras instituições.

Dados do Painel Estatístico de Pessoal retirados do Planejamento reforçam a informação e apontam que, seguido do Ministério da Saúde, o INSS é órgão que mais perdeu servidores neste ano.

O critério de conveniência e oportunidade do atendimento da demanda está ligado à crescente ausência de recurso humano nas agências previdenciárias espalhadas pelo Brasil.

De todas, agora resta apenas a previsão orçamentária e financeira, que requer do governo a priorização da necessidade do INSS no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2019.

PREPARAÇÃO

Fique por dentro de todos os detalhes do concurso do INSS com nossa live dessa quarta-feira (29/8), às 12h30, com os professores Vandré Amorim e José Trindade. Está imperdível!

PARA PARTICIPAR, CLIQUE AQUI!

Para fazer bonito no dia da prova e ter certeza de um bom desempenho, prepare-se com o curso online do IMP e estude quando e onde quiser. Confira:

INSS – Técnico de Seguro Social (nível médio)

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque