ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Informática PCDF 2021: reta final

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A prova de informática será um diferencial na aprovação para o concurso da PCDF 2021. A exemplo do que aconteceu, recentemente, no certame da PF, a expectativa é que muitas questões da disciplina sejam cobradas na prova. 

Para te ajudar nesse desafio, o blog do IMP conversou com a professora Emannuelle Gouveia, e traz nesse artigo várias dicas de estudo e revisão do conteúdo para você turbinar sua preparação nessa reta final. Nossa especialista é bacharel em ciência da computação, especialista em gerência de projetos e em criptografia e segurança da informação e servidora pública.

Vamos te ajudar a analisar vários pontos importantes sobre a prova de informática PCDF 2021:

  • O perfil das questões cobradas pelo Cespe;
  • O nível de importância de cada conteúdo;
  • Como se preparar bem até a prova;
  • E por fim, como revisar a matéria.

Além disso, no final, disponibilizamos para você uma aula online gratuita de informática PCDF 2021. Imperdível né. Então, boa leitura e mãos à obra!

Quantas questões da disciplina você acredita que serão cobradas na prova?

Isso é um exercício de futurologia. Mas é muito provável que tenhamos uma grande quantidade de questões seguindo na mesma linha do que aconteceu no concurso da PF.

Em linhas gerais, como o Cespe costuma cobrar a disciplina nas provas de carreiras policiais?

Certamente a banca foca mais na área de Redes de Computadores e Segurança da Informação. Em suma, são questões densas, mas na verdade o que o candidato precisa entender é que continua sendo prova para Agente ou Escrivão de polícia e não para a área específica de Informática.

Levando em consideração o histórico do Cespe em provas, como você acredita que será a divisão dessas questões?

Não há como saber, porém a quantidade é distribuída dentre o seguinte nível de importância: 

  • Redes de computadores;
  • Segurança da Informação;
  • Dados (Teoria de Informação, banco de Dados, Mineração de Dados, Big Data);
  • Sistemas Operacionais;
  • Arquitetura;
  • Programação e Aplicativos.

A disciplina pode ser um diferencial na hora da aprovação? Por que?

ABSURDAMENTE!! Pelo quantitativo de questões e porque é possível. Tive vários alunos que fecharam a prova de Informática da PF e foram aprovados.

Em menos de dois meses para a prova, é possível dominar o conteúdo, mesmo no caso daqueles que vão começar a estudar agora?

Dominar é meio complicado, mas se fizer um trabalho sério, com um acompanhamento e um bom material, dá tempo de ir para a prova MUITO bem preparado.

Como elaborar um bom cronograma de estudo dividindo teoria e resolução de questões?

Aqui não há fórmula mágica e eu não acredito em tabelinhas pré-fabricadas de “porções para a aprovação”. Cada candidato é único!! Depende da base de conhecimentos que já tem, do tempo disponível, da qualidade do material, do tempo de estudo, da qualidade do estudo. Portanto é importante que se conheça o tipo de memória do candidato para aplicar as técnicas corretas de estudo para cada caso.

Então, aconselho que veja a prioridade dos tópicos citada na pergunta anterior e organize o seu planejamento de acordo com as suas características pessoais. Depois disso, se for o caso, procurar uma ajuda individualizada e especializada.

Além da resolução de questões, tem alguma outra dica preciosa que você poderia dar?

Em primeiro lugar, para realmente estar apto a fazer uma prova da Cespe é necessário que o candidato tenha a base da matéria e em seguida trabalhe as questões para criar a expertise no estilo da banca. Mas não decorar a questão, porque a mesma não vai cair mais e sim entender qual o objetivo dela. E também, é claro, manter sempre o horário para revisão.

Para quem já vinha estudando, como organizar a revisão?

Se já vinha estudando, já deveria estar com a matéria na agenda. Siga o plano.

No entanto, se o candidato estava parado e está voltando agora, vá para a casa 1 do jogo. O grande erro é parar!!!

Leia também:

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque