Com a proximidade do início das inscrições para o certame, os candidatos não podem perder tempo. E que tal saber tudo o que você precisa estudar sobre a disciplina de Informática para o BRB?
Se você não quer perder nenhuma dica sobre o assunto, confere aí todas as informações que o nosso professor e especialista Renato Mafra compartilhou com o Blog do IMP .
Ah, no final tem aula online gratuita. Não dá para perder !
Informática será uma disciplina decisiva para aprovação do candidato?
Eu diria que sim, mas não focaria apenas na parte técnica da informática e sim no termo Tecnologia. Notem que o edital traz muita a relação do banco com as tecnologias mais atuais, desde o uso em ambientes corporativos, a segurança da informação, até os bancos na era digital.
Com relação aos editais anteriores, houve alguma mudança para a disciplina?
Não. A mesma estrutura foi usada na última prova. Vale ressaltar que por mais que os termos sejam os mesmos, as versões dos serviços e programas de 2019 já passaram por atualizações e possuem novos recursos. O candidato precisa estar atento.
O que priorizar na hora de montar um planejamento de estudo?
Muitos tópicos do edital podem ser consolidados em um único estudo. Por exemplo, quando a banca cita Nuvem de computadores, Redes Sociais e Internet das Coisas, ela está descrevendo pontos específicos do item geral Ferramentas de Internet, ou seja, o que um ponto parece ser extenso, é na verdade o detalhamento de um tópico genérico.
É possível estudar todo o conteúdo até o dia da prova?
Sim, com certeza, estudar e revisar. Levando em consideração que o aluno tem um tempo razoável para isso e que muitos tópicos cobrados regularmente, que são muito extensos, não estão neste no edital do BRB.
Como dividir o tempo de estudo entre conteúdo e revisão para a disciplina?
Isso depende muito do conhecimento do aluno. Se o candidato já tem uma boa bagagem em teoria então o tempo para realização de questões deve ser maior, se a teoria ainda é fraca, então dedique 80% do tempo que tem para teoria.
Como a IADES costuma cobrar a disciplina?
A IADES passou por mudanças. Atualmente as cobranças são mais voltadas ao conhecimento geral das ferramentas do que aos pontos muito detalhados. Então é mais importante saber como posso utilizar uma ferramenta, ou seja, do que a ferramenta é capaz, do que decorar ordem de acesso aos menus das ferramentas.
Quais os principais tópicos da disciplina são cobrados pela IADES levando em consideração o histórico da banca?
- Conceitos de Internet;
- Nuvens de computadores;
- Segurança.
Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos na hora de se preparar?
Fugir do edital e não usá-lo como guia, além de estudar de forma genérica os termos que nem mesmo serão cobrados. Muitos têm acesso a tanta informação que se perdem e investem tempo em pontos que serão inúteis nas provas.
Não decore as questões da banca e sim aprenda a interpretar o tema, quando resolver um item corrija as opções erradas, com observações, que fariam o item se tornar uma opção correta.
Quais os erros mais comuns cometidos pelo candidato na hora da prova?
Não se organizar e sair lendo a prova toda. Comece pela parte que domina com maior facilidade e só depois invista em um ponto que tem maior dificuldade. Se ficar muito tempo nos itens que tem dificuldade irá se bloquear para os pontos simples da prova.
Com relação a IADES, quais seriam seus conselhos para o candidato na hora de fazer a prova de Informática para o BRB?
Veja de uma maneira geral cada nome de programa citado no edital, mas não invista muito tempo em todos os recursos da ferramenta. Por exemplo, no edital do BRB temos o programa ACCESS que é um gerenciador de banco de dados, o aluno tem que saber sobre a função do programa, tipo de arquivo que salva e sobre sua estrutura geral. Não é a hora de criar um banco de dados para praticar, você perderá um tempo enorme para aprender sobre banco de dados, sendo que a chance de ser cobrado é mínima.
Resumo sobre o concurso BRB 2022
- Órgão: Banco Regional de Brasília (DF).
- Cargos: escriturário.
- Vagas: 300.
- Requisitos: nível médio.
- Remuneração: R$3.764,66.
- Inscrições: de 17 de agosto a 3 de outubro.
- Provas: 6 de novembro.