ATENDIMENTO: atendimento@imponline.com.br

Gramática para Polícia Penal DF: dicas de preparação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Há algumas semanas, o Blog do IMP tem publicado artigos para quem está se preparando para o concurso da Polícia Penal DF. Hoje, vamos trazer dicas de Gramática. Uma disciplina que vai fazer toda a diferença na sua aprovação.

Com edital previsto para as próximas semanas, o certame tem previsão de provas em março de 2022. Uma ótima oportunidade com remuneração líquida acima R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Vamos para as dicas práticas de Gramática Para Polícia Penal DF para sua preparação?

Para te ajudar nesta missão, o Blog do IMP conversou com nossa professora Raquel Cesário, que leciona há mais de 10 anos em preparatórios para concursos e é graduada em letras pela UFMG e Pós-Graduada em revisão de textos pela PUC/Minas.

Nesse artigo você vai descobrir:

  • Como será o edital;
  • Quais assuntos focar dentro da disciplina;
  • Em quais materiais nortear seu estudo;
  • Como organizar seu planejamento de estudo;
  • Estratégia de revisão.

Então, rola o cursor e confere tudo que nossa especialista falou e aproveite para turbinar sua preparação.  

Você acredita que o edital será semelhante ao de 2014 com relação a disciplina de gramática?

As provas de concurso sempre trazem inovações. A cada concurso, a cobrança tende a ser mais aprofundada. No caso de Língua Portuguesa, tem sido recorrente o uso de questões que envolvem diferentes conteúdos como a REESCRITURA.

O candidato também pode se basear para estudar pelo concurso do DEPEN 2021?

Sim. O edital do DEPEN é um bom norteador para o candidato. O CEBRASPE elabora provas de língua portuguesa que exigem conhecimento aprofundado da disciplina. Por isso, a preparação a partir desse edital trará uma boa base.

Levando em consideração os concursos anteriores, que tipo de abordagem costuma ser dada a disciplina de gramática? Quais os conteúdos foram mais cobrados?

Acredito que o candidato não deva seguir o último concurso como base de sua preparação tendo em vista que não será a mesma banca neste. O mais adequado é que a preparação tenha foco no aprendizado da estrutura da língua, reforçando o entendimento acerca da análise sintática da oração e do período. Assim que se definir a banca examinadora, deve-se ajustar o estudo a partir do perfil da instituição. 

Quantas questões de Gramática você acredita que cairá na prova de Polícia Penal DF?

Depende muito da banca. No caso do CEBRASPE, por exemplo, geralmente, são uns 20 itens na parte básica, o que corresponde a cerca de 20% do total da prova. Já em bancas de alternativas, como a FGV, há por volta de 10 questões.

Com edital previsto até o final do ano e provas em fevereiro de 2022, como elaborar seu cronograma de estudos de Gramática para Polícia Penal DF ?

É claro que cada um tem um método de estudo e se adapta de forma distinta, mas eu acredito muito que a minha disciplina deva ser estudada “em doses menores” e de forma mais frequente. Assim, em vez de o candidato estudar uma vez por semana por quatro horas, é mais produtivo que ele estude 1 hora por quatro dias ou 1h30min por três dias.

Qual o conteúdo dentro da disciplina deve ser estudado?

Sempre digo aos meus alunos que minha matéria requer mais que conteúdo. É necessário desenvolver habilidade, competência de análise textual. Isso só se consegue com muita prática. Além disso, apesar de serem mais abordados conteúdos referentes à sintaxe (CONCORDÂNCIA, PONTUAÇÃO, REESCRITURA), é fundamental que o candidato aprenda, de fato, a base da disciplina, que é o conhecimento e a aplicação das diferentes classes gramaticais.

Em que ordem esses conteúdos devem ser estudados?

Deve-se iniciar pelo estudo dos elementos fundamentais da disciplina: estudo dos conceitos e do emprego das diferentes classes de palavras.

Em seguida, passa-se ao estudo da Sintaxe:

  • Termos da oração;
  • Pontuação;
  • Concordância;
  • Crase;
  • Reescritura.

Claro, que sempre com a resolução de muitas questões.

Tem algum assunto específico que mereça mais atenção dos candidatos para este certame?

Os assuntos estão todos interligados e são muito cobrados. Além de estudar o conteúdo, o candidato não pode se esquecer de cada situação comunicativa determina uma análise, portanto é fundamental que ele treine sua habilidade de leitura e análise das estruturas, dos períodos e do texto.

Qual a melhor estratégia de revisão de conteúdo para a disciplina?

Com certeza, a melhor estratégia é a resolução de exercícios. Caso o candidato tenha o hábito de fazer esquemas, pode revisá-los sempre que tiver dúvida em algum tópico ou quando fechar um ciclo de estudo.

Para disciplina, é válido a resolução de questões de concursos de outros estados para o mesmo cargo?

É válida sim, até porque não há edital ainda, nem definição de banca. É claro que o perfil da banca examinadora é fundamental, mas o candidato que sabe a matéria treina o estilo de questões com facilidade.

Então, agora não é hora de se preocupar com a forma de cobrança, mas com o estudo do conteúdo e a habilidade de análise textual. Para isso, vale sim usar questões de diferentes bancas.

Além de gramática, quais outras disciplinas podem fazer diferença na aprovação do candidato?

O estudo da Língua Portuguesa é sempre um grande diferencial uma vez que a maioria dos candidatos prioriza o estudo dos diferentes ramos do Direito. Assim, o candidato que será aprovado certamente terá estudado português, raciocínio lógico e informática com bastante cuidado.

Resumo do concurso Polícia Penal DF

Concurso: Secretaria de Administração Penitenciário do DF

Cargo: Polícia Penal

Escolaridade: Nível Superior

Vagas: 1.179 (400 imediatas e 779 para cadastro reserva)

Remuneração: R$ 4.745

Banca organizadora: a definir

Edital: previsão novembro de 2021

Leia também:

Atualidades para PPDF

Informática para PPDF

Como aproveitar a preparação da PCDF para Polícia Penal

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque