ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

É possível aproveitar a preparação da PCDF para o TJDFT?

Redirecionar o conteúdo estudado de um concurso para outro não é uma tarefa simples. Requer organização e conhecimento. Por isso, se você estudou para a PCDF entenda como aproveitar a preparação para o TJDFT.

Apesar de muitas pessoas não fazerem essa relação, existe muito em comum entre concursos do judiciário e os de carreiras policiais. 

Como aproveitar a preparação da PCDF para o TJDFT?

Vem com a gente que vamos te dar dicas de como fazer essa transição. E quem vai ajudar o Blog do IMP, é o nosso especialista Thiago Medeiros, professor das disciplinas de Direitos Humanos, Direito Penal, Processo Penal e Legislação Extravagante.

Para começar, ele explica que o primeiro passo é identificar se os concursos que você está interessado têm conteúdos que podem ser aproveitados. Para isso, a dica é:

O candidato pode comparar os conteúdos programáticos entre os dois editais e fazer uma análise da distribuição das questões com base nas provas anteriores”, relata.

Com a palavra o especialista

“Independente do seu resultado na PCDF, não desista! Devido à pandemia você passou no mínimo um ano estudando para o concurso e acumulou muito conhecimento. Cabe a você decidir nesse momento o que irá fazer com todo esse conteúdo e só enxergo duas opções. A primeira é aproveitá-lo para novo certame que pode acontecer em poucos meses e a segunda é deixar “de lado”, abandonar e talvez se algum dia decidir retomar, seja tarde demais”, aconselha o professor Thiago.

Então, se você está decidido a seguir em frente, confira o nosso conteúdo. 

Falando do mais recente concurso, o da PCDF, o candidato que se preparou agora deve investir em quais outros concursos?

Muitos candidatos optaram em estudar para a PCDF porque era o concurso mais atrativo durante o período da pandemia, porém muitos não eram verdadeiramente vocacionados para exercer a função policial. Surge no final de 2021, a possibilidade de um grande concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

É possível aproveitar a preparação da PCDF para o TJDFT ?

Claro que sim. Cerca de 70% do conteúdo estudado para a PCDF poderá ser aproveitado no concurso do TJDFT. São conteúdos semelhantes: Língua Portuguesa, Constitucional, Administrativo, Direito Penal e Processual Penal.

Mesmo que a abordagem dos temas em comum seja um pouco diferente, o acumulado de conteúdo dos alunos da PCDF o gabaritam para percorrer com facilidade sobre a linguagem e a abordagem da carreira de tribunal.

As novidades em relação ao conteúdo programático para o TJDFT são: 

  • Direito Civil;
  • Processo Civil;
  • E por fim as legislações específicas do Tribunal.

Agora, tirando o que ele já estudou para PCDF e vai aproveitar, quais matérias seriam importantes o candidato focar?

Para largar na frente de seus concorrentes a melhor estratégia é focar na legislação específica do TJDFT (Regimento Interno, etc) conjugando sempre com revisões aos temas já estudados para a PCDF

Situação atual do concurso do TJDFT

A elaboração do edital do concurso foi iniciada na semana do dia 12 de julho de 2021. A informação foi repassada durante reunião realizada no dia 7 de julho pelo presidente e desembargador, Romeu Gonzaga Neiva, com representantes do 7ª vara Cível do órgão.

Vacância atual

De acordo com a última atualização no portal da transparência (abril de 2021), o Tribunal possui:

  • 409 cargos vagos, sendo 186 de Analista, 219 de Técnico e 4 de Auxiliar (cargo em extinção).

Remuneração

As remunerações iniciais das carreiras são de R$ 3.163,07 para Técnicos Judiciários e R$ 5.189,71 para Analistas Judiciários, além dos benefícios e gratificações.

Último concurso TJDFT

O último concurso TJDFT foi promovido pela banca Cespe, atual Cebraspe, em 2015, e ofertou vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, ambos com diversas especialidades.

Confira o último edital para o concurso do TJDFT

http://www.cespe.unb.br/concursos/TJDFT_15_SERVIDOR/arquivos/ED_1_ABERTURA.PDF

Leia também: 

Polícia Penal/DF: dicas de preparação antes do edital

Conteúdo gratuito para concursos públicos

Concurso TJDFT: estude antes do edital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *