ATENDIMENTO: atendimento@imponline.com.br

Conhecimentos Bancários para o BRB: o que estudar?

Quem está se preparando para o certame não pode deixar de aproveitar nossas dicas de preparação. Nesta matéria, vamos te mostrar um passo a passo que vai ajudar você a otimizar seu estudo para o concurso e para a disciplina de Conhecimentos Bancários para o BRB. 

Segundo nosso professor Beto Fernandes, a primeira informação importante sobre o concurso é que não houve grandes mudanças em relação ao edital anterior. A única surpresa foi o acréscimo da disciplina “II Plano Distrital de Política para as Mulheres – PDPM”.

“A melhor forma de organizar o estudo para o concurso do BRB é levar em conta as disciplinas mais importantes. O aluno deve priorizar: Conhecimentos Bancários, Português, Plano Distrital de Política para as Mulheres, Matemática, Ride, Código de Defesa do Consumidor e Atendimento. Essas são as principais”, explica ele.

É possível estudar todo o conteúdo até o dia da prova? 

Sim é possível! Porém alguns assuntos, geralmente, são tão pouco cobrados que não vale a pena se dedicar a eles, como é o caso da Lei Complementar 840. Nessa disciplina eu recomendo que o aluno estude de forma bem superficial para ter uma noção geral do que trata a disciplina. Estudar todo o edital seria um desperdício de tempo.

Erros mais comuns cometidos pelos candidatos na hora de se preparar

Só estudar o que gosta e não fazer exercícios. Eu costumo dizer que “só podem comer o filé depois de terem roído o osso”. O candidato só deve estudar as matérias mais prazerosas depois de estudar aquelas que todo mundo deixa de lado! 

Quanto às questões, muitos candidatos têm medo de errar e acabam priorizando só o estudo da teoria. Mas esse aluno tem que lembrar que a prova é feita só de questões, por isso refaça centenas ou até milhares de questões até a prova.

Conhecimentos Bancários para o BRB: o que estudar?

Agora vamos falar especificamente de Conhecimentos Bancários segundo as dicas do nosso professor. “Para começar, o candidato precisa entender que a disciplina trata da organização do Sistema Financeiro Nacional, que tem por função estruturar a economia do país”, explica Beto Fernandes.

Como dividir o tempo de estudo entre conteúdo e revisão? 

Costumo sugerir três etapas:

  • Revisão diária – revisar de forma rápida o que foi estudado no dia anterior;
  • Revisão semanal – revisão dos estudos da semana; 
  • Revisão mensal – na quinta semana de estudos, o aluno só vai revisar e fazer questões. O objetivo é que ele faça pelo menos 500 questões de todas as disciplinas estudadas no período.

Quais os erros mais comuns cometidos pelo candidato na hora de fazer a prova de Conhecimentos Bancários?

O principal erro é não fazer simulados antes, ou seja, não ter uma estratégia definida. O candidato precisa entender quanto tempo tem para realizar cada disciplina da prova. O tempo destinado à realização da prova objetiva e a redação é de apenas 4 horas. É um tempo muito curto. 

No último concurso, em 2019, a principal reclamação dos alunos foi justamente a falta de tempo. Logo, ou se prepara para dar conta de fazer tudo nesse tempo ou pode não passar mesmo sabendo todo o conteúdo.

Banca IADES X Conhecimentos Bancários para o BRB

Como a IADES costuma cobrar a disciplina de Conhecimentos Bancários? 

É uma prova bem feita, não é uma prova fácil. Costuma cobrar em Conhecimentos Bancários pelo menos uma questão dos principais tópicos da disciplina. Por isso é difícil dizer qual deles não é importante.

Quais os principais tópicos da disciplina cobrados pela IADES levando-se em consideração o histórico da banca? 

A banca costuma cobrar praticamente todos os tópicos, mas é claro que alguns merecem destaque, tais como:

  • Organização e estrutura do Sistema Financeiro Nacional;
  • COPOM;
  • Prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro;
  • Garantias do Sistema Financeiro Nacional; 
  • Produtos bancários; 
  • Selic; 
  • Cetip.

Com relação ao IADES, quais seriam seus conselhos para o candidato na hora de fazer a prova? 

Primeiro, fique de olho no seu tempo de prova. Você deverá destinar no máximo 2h45 para resolver as 60 questões da prova e passar as respostas para o gabarito. Dessa forma você terá aproximadamente 3 minutos para resolver cada questão. Assim, 1h15 minutos serão destinados para a realização da redação.

Segundo, não tome as questões como algo pessoal, se ficar em dúvida, pule para outra e depois volte a ela. Lembre-se de que você precisa chegar à última questão com uma mente leve e tranquila para conseguir resolvê-la, até porque todas as questões têm o mesmo peso na prova, cada uma vale um ponto.

Quer acessar mais matérias com dicas para o concurso do BRB e para outros? Clica aqui neste link:

https://imponline.com.br/blog-do-imp-online/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *