ATENDIMENTO: atendimento@imponline.com.br

Concursos 2022: retomada das grandes seleções

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Com um cenário muito favorável, os concursos 2022 vão trazer várias oportunidades para quem quer conquistar um cargo público. Isto porque, 2022 marca a retomada de muitos editais e certames que estavam suspensos por conta da pandemia.

Neste artigo, junto com o nosso professor José Trindade, o Blog do IMP vai analisar este cenário e as principais oportunidades, entre elas as seleções do INSS, Senado entre outras.

“Em 2020 e 2021, apesar de termos editais sendo lançados e não faltarem concursos, a realidade trazia um adiamento de provas de forma indefinida. O que desanimava os candidatos e os os próprios órgãos públicos a fazerem Concursos”, explica ele. 

Concursos 2022: uma nova realidade

Hoje, a maior parte destas dúvidas já foram sanadas. Claro, que ainda restam algumas questões, mas o principal é que o avanço do combate a pandemia traz um cenário mais seguro, inclusive as previsões quanto ao futuro, se tornam mais firmes. Assim, já temos editais de concursos saindo com mais frequência e uma certeza maior para o candidato quanto a viabilidade de aplicação das datas das provas sem adiamento, o que possibilita uma programação com relativa segurança.

A retomada das grandes seleções 2022

Outra questão que deve ser analisada, que já vinha se manifestando antes da pandemia porém ficou mais evidente, é o grande intervalo de tempo sem a realização de grandes concursos em órgãos públicos importantes. 

Este é o caso do INSS, que teve a validade do seu último certame encerrada em 2018, e também do Senado, que teve seu último concurso em 2012. Com a pandemia, esse quadro foi agravado, aumentando ainda mais a necessidade de novos concursos, novas convocações e contratações. 

“Existem inúmeros órgãos públicos que estão não só com defasagem de servidor, mas sem a possibilidade de convocar ninguém por não terem nenhum um concurso ativo. Isso ocorre em vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Caso semelhante aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Estaduais e da Justiça Federal também, o que contribui muito para o futuro promissor dos concursos em 2022”, explica José Trindade.

Segurança Pública: concursos 2022

A área de segurança continuará em alta em 2022, destaque para os concursos de:

  • Policiais Penais;
  • Polícias Civis Estaduais;
  • Polícias Militares em todo o país.

Os concursos para delegados também tem uma boa perspectiva para o ano que vem. Resumindo, um cenário bem mais promissor, não apenas relacionado a 2020 e 2021, mas aos anos pré-pandemia 2017, 2018 e 2019.  

Como se preparar para a retomada das grandes seleções?

É essencial começar a estudar desde já, o mais rápido possível, deixar para depois é um grande erro. Com uma gama de concursos tão grande, o candidato precisa:

  • Estabelecer uma boa base de conhecimento;
  • Definir uma área na qual ela quer atuar: área fiscal, área de controle, área policial, entre outras;
  • Mas fique atento: definir um foco de área não significa dar foco a apenas um concurso, mas sim a área que quer seguir, ou de duas áreas próximas que se aproveitam e se completam. E assim, começar sua jornada de preparação. 

“Se a pessoa não tem base, ou já faz muito tempo que não estuda, vale a pena começar do zero, começar do básico. Iniciar a leitura da lei, de análise de conceitos fundamentais de cada disciplina, e acima de tudo exercitar, desde o início. Não cair na tentação de querer aprender toda a teoria para depois fazer exercício. Exercitar sempre à medida que for captando os conteúdos teóricos, colocar em prática de imediato. Acho que essas são as principais estratégias para estudar neste momento”, finaliza o professor.

Confira as principais seleções Federais para 2022

Concurso CGU

O edital do concurso CGU foi publicado para o preenchimento de 375 vagas imediatas para candidatos de níveis médio e superior. De acordo com o cronograma, as provas objetivas serão aplicadas em março de 2022.

Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, a seleção oferece 300 vagas para o cargo de Auditor Federal de nível superior e 75 para o cargo de Técnico Federal. 

Concurso EMBRAPA

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou autorização ao Ministério da Economia para a realização de um novo concurso para pesquisadores e técnicos.

Concurso Receita Federal

O órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério da Economia para o provimento de 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário. O processo está na Divisão de Planejamento e Seleção.

Concurso MPU

A assessoria do órgão afirmou que há intenção de realizar um novo edital ainda em 2022. O certame de 2018 teve a prorrogação da suspensão do prazo de validade, que voltará a correr apenas em janeiro de 2022.

Concurso Bacen

Recentemente, um novo pedido foi realizado para um novo concurso com 260 vagas distribuídas em Analista, Técnico e Procurador.

Concurso Senado

O concurso Senado segue previsto no Proposta Orçamentária para 2022 (PLOA 2022) com 40 vagas. O edital está autorizado e chegou a ter a comissão organizadora formada em 2019. Porém a pandemia suspendeu os trâmites para a realização do certame.

Concurso INSS: Instituto Nacional do Seguro Social

O concurso INSS deve acontecer antes das eleições de 2022! O total de vacâncias no órgão chega a mais de 21 mil.

Há um novo pedido de autorização com 7.575 vagas, para os cargos de analista e técnico do INSS, enviado ao Ministério da Economia. 

Concurso Câmara dos Deputados

O concurso Câmara dos Deputados depende da aprovação da reforma administrativa. Recentemente, a reforma administrativa interna foi anunciada pelo presidente da Casa.

Concurso PCDF

O concurso PCDF para área administrativa pode sair em 2022. Além do certame autorizado, está prevista a nomeação de 260 novos servidores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Concurso Anvisa: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pretende encaminhar um novo pedido para o Ministério da Economia (ME) com 100 vagas. O órgão não realiza concursos há quase três anos.

Concurso ANA: Agência Nacional das Águas

O concurso ANA é muito aguardado. Em maio, a Agência reiterou o pedido de abertura de edital com 62 vagas e atualmente aguarda a autorização ministerial .

Concurso TJDFT

Ao que tudo indica, o concurso TJDFT tem todas as chances de sair em 2022. O projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 prevê o preenchimento de 250 vagas para o órgão.

TRTs

De acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2022) são 450 provimentos autorizados para a Justiça do Trabalho. Isso pode significar que novos editais de concursos públicos para os Tribunais Regionais de Trabalho sejam lançados. No caso do TRT/DF, o último concurso foi em 2010 e atualmente o órgão tem 62 cargos vagos.

Leia também:

https://imponline.com.br/gramatica-para-policia-penal-df-dicas-de-preparacao/

https://imponline.com.br/policia-penal-df-provas-ate-marco-de-2022-segundo-seape-df/

https://imponline.com.br/atualidades-para-policia-penal-do-df-dicas-de-preparacao/

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque