ATENDIMENTO: atendimento@imponline.com.br

Concurso Senado: como estudar Atualidades

Na semana passada, falamos aqui no Blog do IMP sobre Regimento Interno. E hoje, o nosso artigo será sobre dicas de preparação sobre Atualidades para o Concurso Senado 2022.

Entenda a melhor maneira de estudar e quais os conteúdos com maiores chances de serem cobrados dentro da disciplina.

O que faz um servidor do Senado?

Um servidor do Senado Federal é um ser ativo (direta ou indiretamente a depender do cargo) na formulação de políticas públicas, isso demonstra a importância de deter conhecimentos gerais sobre os diversos espectros da nossa sociedade e reflexos internacionais.

Qual a melhor estratégia para estudar Atualidades?

Nosso professor Urani, que dá aulas há mais de 25 anos de Atualidades, explica que não basta que o candidato saiba apenas o que acontece hoje, ele precisa entender todo o contexto histórico.

“Atualidades, Mundo contemporâneo, conhecimentos Gerais, seja qual for a nomenclatura que vier no edital, versa sobre os conhecimentos atuais e relevantes das mais diversas áreas do conhecimento a exemplo: meio ambiente, política, conflitos mundiais, economia, relações internacionais, literatura, cultura, etc e suas vinculações históricas. Nesse diapasão, não basta saber o que acontece hoje, mas compreender todo o passado histórico” explica ele.

Estudar pelo edital anterior é uma boa metodologia

“O edital que está para ser publicado deve ser muito semelhante ao do último certame para o Senado, pois o perfil do candidato a ocupar uma vaga no senado é bem específico. O candidato deve ter um conhecimento globalizado e buscar uma visão das relações internacionais, conhecimento e compreensão das estruturas sociais, econômicas, culturais, políticas, informacionais, tecnológicas,  que norteiam a sociedade brasileira e que afetam o dia a dia do nosso povo”, afirma Urani . 

Confira todas as dicas do nosso especialista

Qual conteúdo deve ser priorizado?

Dentro do que está posto no mundo atual os conflitos internacionais a exemplo da Guerra Rússia x Ucrânia e a estrutura da ONU, suas agências (a exemplo do Conselho de Segurança) e todas as áreas permeadas por este conflito (globalização, economia, meio ambiente, conflitos semelhantes, imigração, xenofobismo e os aspectos históricos de Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria), devem ser destaque nos próximos concursos, seja ele do Senado ou qualquer outro. 

Tem algum assunto específico que mereça mais atenção dos candidatos para o concurso do Senado 2022?

As questões envolvendo o atual conflito Rússia x Ucrânia e todas suas inter-relações.

Do último concurso para cá, houve alguma alteração importante na disciplina?

A disciplina “Atualidades” é um desenrolar de acontecimentos do dia a dia. Todos os dias, todos os momentos temos novos tópicos que podem ser explorados nas provas. Por isso é importante que o candidato tenha um conhecimento histórico/geográfico e dominar os principais conceitos que estão presentes no atual cenário nacional e internacional.

Quantas questões Atualidades você acredita que cairão na prova?

Normalmente se cobra 5 itens, mas qualquer inferência é mera especulação. O melhor a fazer é não centrar numa especulação de quantas questões podem cair. O candidato precisa focar sues estudos nas disciplinas passíveis de se cobrar no concurso. 

Se o edital vier prevendo redação com tópicos de atualidades, então esta disciplina se torna a mais importante do concurso, pois redação possui caráter classificatório, mas é antes de tudo “ELIMINATÓRIO”.

O candidato pode “gabaritar” as questões objetivas, de todas as disciplinas, porém se não possuir conhecimento para dissertar sobre o tema proposto na redação o mesmo estará eliminado do certame.

Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos na hora de se preparar antes do edital?

Estudar tomando como ponto de partida especulações do que pode se cobrar. Antes do edital o candidato deve:

  • Estudar os conteúdos centrais,
  • Dominar conceitos que são aplicáveis aos mais diversos ramos do conhecimento
  • Manter foco, disciplina e constância dos estudos. 

Uma dica é estudar por questões, normalmente os candidatos primam por tentar “decorar” conteúdos, conceitos, legislações. Excetuando a prova de redação, esses conteúdos já estão presentes na prova, o candidato só tem que analisar se as afirmativas estão certas ou erradas, mais importante que decorar é a compreensão.

Concurso Senado: raio X 

  • Status: Autorizado/Comissão formada
  • Vagas: 19 vagas
  • Salário: R$ 19.427,79 a R$ 33.461,68
  • Banca Organizadora: será selecionada
  • Vagas: 19 vagas para os cargos de Advogado, Consultor Legislativo, Analista Legislativo (várias especialidades) e Técnico Legislativo (Policial Legislativo). 
  • Nível Superior
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *