ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Concurso da SEDF 2020 com salário inicial de até R$5 mil!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O edital vai ser lançado ainda esse ano, mas as provas devem ser realizadas no final de janeiro de 2021.

Quem está de olho na seleção de professor temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), não pode mais perder tempo. É hora de foco total e estratégia nos estudos. O certame para professor temporário está autorizado e a secretaria já definiu a comissão organizadora que fará a análise das propostas das instituições interessadas em realizar o processo seletivo.

E o isso quer dizer? Que o edital deve sair logo, logo!

É claro, que a gente não ia deixar você se preparar sem a nossa ajuda! Por isso, o blog foi conversar com quem entende do assunto, nossa especialista Madalena Coatio, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília e professora aposentada da SEEDF.

Ela contou para gente que o edital sairá, ainda, em 2020. “O edital será publicado esse ano, mas particularmente acredito que a prova ocorrerá no final de janeiro/começo de 2021 a exemplo do que ocorreu em 2017”, explica.

• Novos cursos para SEDF!

Nossa professora ainda fez uma analise bem otimista para 2021 e que pode acontecer logo nos primeiros meses. “Avaliando o cenário do grande aumento de aposentadorias e do crescimento do número de alunos que estão ingressando na rede pública, o edital para professor efetivo deverá sair nos primeiros meses do ano que vem”, analisa.

Então, se você já estava animado para estudar para o cargo de professor temporário, adicione essa boa notícia como mais um incentivo à sua jornada. Afinal, serão duas chances de alcançar o seu objetivo de conquistar esse cargo público.

Como se preparar antes da publicação do edital?

Para Madalena Coatio, o conteúdo cobrado será extremamente parecido com o edital de 2018. Em termos de novidade, a professora aponta a Base Nacional Comum Curricular e sugere que o candidato, que está se preparando,  inclua esse tópico no seu planejamento de estudo.

E também:

  • Dê destaque aos conteúdos mais recorrentes das três últimas provas: Educação e Sociedade/Tendências Pedagógicas; Educação de Jovens e Adultos, Planejamento e seu componentes; Projeto Político-Pedagógico; Currículo em Movimento e Bases Psicológicas;
  •  Em relação à Legislação da Educação, atenção à Resolução 1/2018 e suas alterações e o Regimento da Rede Pública de Ensino do DF.

Análise do especialista!

Você acha que serão criadas quantas vagas na seleção de professor temporário?

O último processo seletivo contratou temporariamente cerca de oito mil professores. Para o processo seletivo de 2021, que pode ser prorrogado por mais um ano, espera-se esse número aproximado de contratações.

Com relação a preparação, como o candidato já pode começar a estudar?

O aluno deve selecionar um bom curso preparatório para concursos e materiais atualizados. Caso opte por estudar sozinho, deve manter a disciplina. E por fim, ele deve pegar o último edital publicado e verticalizá-lo para se ter uma visão de todos os conteúdos propostos para a prova.

Quantas horas o candidato deve se dedicar?

Isso realmente varia de acordo com a realidade de cada candidato. Para além do número de horas dedicadas, deve-se imprimir qualidade à preparação. No entanto, recomendo, no mínimo, três horas por dia de estudo efetivo.

• Novos cursos para SEDF!

Em quais matérias o candidato deve focar primeiro?

O foco deve ser as matérias que tem um peso maior para a prova. E também, vale priorizar os conteúdos que o candidato tenha mais dificuldade.

A resolução de exercícios de provas anteriores pode ajudar?

Sim. Após o domínio da teoria, o segundo passo é a aprendizagem por resolução de exercícios.

Alguns especialistas acreditam que em 2021 haverá concurso para professor efetivo. Você concorda?

Acredito que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o concurso para professor efetivo, tendo em vista o alto número de carência de professor na SEEDF.

O aluno pode investir tempo de estudo de olho nessa perspectiva?

Deve investir, pois com certeza o concurso ocorrerá e os aprovados serão convocados com a maior brevidade de tempo possível.

Na semana entre 03 a 07/08, o GDF começou a nomear professores aprovados em um outro concurso da SEDF, isso significa o quê no panorama de concursos na área de educação? Essas nomeações vão inviabilizar novas seleções e concursos na área?

A carência hoje deve ser em torno de cinco mil professores. O número de convocados é insuficiente para suprir essa carência. Tal convocação sinaliza que, em breve, não teremos professores no banco, logo, a iminência de um novo concurso torna-se mais realidade.

Então aproveita tudo que você leu por aqui e boa sorte!!!

• Novos cursos para SEDF!

Veja também:

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque