ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Preparação para concursos 2021: estudo e festas de fim de ano

Quem está se preparando para concorrer a uma vaga no serviço público enfrenta um dilema com a chegada de dezembro: aproveitar os festejos dessa época do ano ou se dedicar à preparação para concursos 2021 como se nada fosse diferente.

Com a previsão de certames importantes para o ano que vem, como o da Polícia Federal que foi autorizado essa semana, os candidatos precisam manter uma rotina de estudo mesmo durante o Natal e Ano Novo. E isso pode ser motivo de muita ansiedade e culpa.

Preparação para concursos 2021: estudo e festas de fim de ano. Calma, nada de pânico!

Antes de mais nada a palavra-chave é estratégia, portanto com uma boa organização, você pode aproveitar a família e as comemorações sem prejudicar a sua preparação para os concursos 2021.

Para te ajudar nessa missão e te dar uma força, o blog vai trazer dicas de como você pode planejar esse momento, afinal você que se dedicou o ano inteiro, merece sim ter momentos de relaxamento.

Entenda, Isso é saudável e faz bem, até mesmo para que você alcance o sucesso desejado e conquiste sua tão sonhada vaga.

Mantenha o foco na preparação para os concursos 2021

Nosso professor, Décio Sousa, servidor público há 10 anos e especialista nas matérias de raciocínio lógico, matemática, estatística e gerenciamento de estudos de alta performance, o importante é manter o foco e traçar um bom plano de estudos que contemple horas de lazer e de estudo.

“A estratégia é sempre o melhor a se fazer. Trace um plano de estudos com uma carga horária mais reduzida, baseada em revisões e resoluções de simulados. Lembre-se que o descanso/lazer e necessário, mas não perca o foco do seu tão sonhado cargo público. Equilíbrio e constância é a chave de tudo”, explica.

Preparação concursos 2021: estudo e festas de fim de ano. Como manter o ritmo de estudos?

É normal que o ritmo de estudos precise ser adaptado! Tenha tranquilidade, pois isso é natural. Mas compreenda que isso não vai influenciar na sua aprovação, o que aprova ou não, não é o que você deixa de fazer nessas duas semanas, mas sim o que você construiu e estudou o ano todo.

Portanto, a aprovação vem a partir do método correto, do melhor aproveitamento do seu tempo e da constância. Claro, que isso não permite o abandono total dos estudos. É necessário mantê-lo, por que isso vai garantir que depois desse período, o ritmo mais intenso seja retomado com mais facilidade.

  • Primeiro: seja produtivo;
  • Segundo: trace um planejamento que contemple horas vagas;
  • E por fim, não deixe seu cérebro esquecer da sua rotina de estudos.

Concursos 2021 e PLOA

Para o ano que vem, muitos concursos são esperados. Vale ressaltar que só no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) são previstas mais de 50 mil vagas a serem preenchidas em cargos públicos. Sendo que 50.946 vagas são para o provimento e outras 2.165 serão criadas.

Sem falar nos vários concursos que foram adiados por conta da pandemia de Covid -19. Muitos já estão autorizados e outros com pedidos enviados ao Ministério da Economia. Portanto, vale a pena estudar e estabelecer suas novas metas. Não perca a confiança e nem deixe os estudos de lado.

Palavra do especialista

Então, vamos ao que interessa.

Batemos um papo com o professor Décio Sousa, e separamos recomendações preciosas. Após ler esse artigo, temos certeza que você vai conseguir dividir seu tempo entre a preparação para os concursos 2021 e ainda participar das confraternizações de Natal e Ano Novo.

Dá para aproveitar um pouco das festas sem interromper totalmente o estudo para concursos 2021?

Com certeza. Porque se o estudante segue um cronograma de estudos com disciplina, é até indicado que ele aproveite um pouco (com responsabilidade e sem exagero) das festas de fim de ano.

É inevitável diminuir um pouco o ritmo de estudos nessa época do ano?

Eu não usaria o termo “diminuir”, mas sim “adaptar” o ritmo.

É possível se programar para conseguir aproveitar as festas de fim de ano e o recesso sem perder o foco na preparação para concursos 2021?

Com certeza. Basta o estudante ter uma boa planilha organizacional de tempo de estudos e um bom cronograma. Planejamentos estes que fazemos com todos os nossos alunos do IMP Concursos, das turmas PLATINUM.

Você acha que os benefícios de passar as festas com a família e aproveitar essas datas, também, são importantes para quem está se preparando para os concursos de 2021?

Antes de mais nada, para tudo na vida é necessário ter equilíbrio.

Nos estudos não é diferente. Graças aos momentos de lazer e descanso, é possível obter vários benefícios que não serão alcançados caso o estudante fique preso aos estudos o tempo todo.

O lazer previne problemas de saúde tais como: estafa, estresse, transtornos psicológicos, problemas cardiovasculares, doenças crônicas e perda de memória.

Sabemos que a constância de estudo e o método correto são muito importantes. Dito isso, nesse período de Natal e Ano Novo, qual seria o tempo de estudo ideal?

Não existe um tempo em específico. Afinal, o tempo “ideal” é o tempo que o concurseiro estuda com qualidade.

O tempo que realmente ele consegue render, aprender, memorizar, entender o conteúdo de forma ampla e clara. E isso depende da individualidade de cada um. Há alunos que rendem em duas horas de estudos o que muitos não conseguem render em quatro horas.

Como dividir o tempo de estudo com o tempo para relaxar e ficar com a família?

Nesse período de fim de ano, incluindo a “virada” de ano novo, gosto de dividir as semanas em: 4×3. Quatro dias e de estudo intenso e 3 dias de lazer e festejos.

Quais são os principais erros cometidos pelo concurseiro, nessa época do ano, que podem prejudicar a sua preparação para concursos 2021?

Não ter equilíbrio e “dosagem”. A maioria tem a característica “oito ou oitenta”. Ou estudam o tempo todo, ou só voltam a estudar depois da virada de ano novo.

Se o concursando se dá uma folga geral, isso pode atrapalhar a retomada do ritmo depois?

Caso ele tenha feito a coisa certa durante todo o ano, mantenha um pouco de sua rotina de estudos, e não fique o mês inteiro sem estudar, NÃO.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *