Se você quer entender como aproveitar a preparação da PCDF para Polícia Penal, esse artigo é para você. Antes de mais nada, só para resumir, cerca de 75% dos seus estudos podem ser redirecionados para o novo certame. É isso mesmo!
Sem enrolação, agora, aqui no Blog do IMP, vamos te mostrar como isso é possível. Dessa forma é só seguir as dicas do nosso especialista Thiago Medeiros, professor das disciplinas de Direitos Humanos, Direito Penal, Processo Penal e Legislação Extravagante e colocar a mão na massa.
Portanto, se o seu foco é a Carreira Policial, não desista e se prepare para sua aprovação.
Nesse artigo você vai entender:
- Como aproveitar a preparação da PCDF para o concurso de Policial Penal;
- Quais conteúdos podem ser aproveitados;
- Como organizar o aproveitamento de conteúdo;
- Como revisar o conteúdo;
- Matérias importantes para o concurso de Policial Penal;
- E por último a situação atual do certame.
Quem se preparou para PCDF pode aproveitar o conhecimento adquirido para fazer concurso de Policial Penal?
A resposta é sim. Se você bateu na trave na PCDF, não desista! Vários concursos te esperam em 2021/2022, ou seja, teremos a qualquer momento o lançamento do edital da Polícia Penal e de Agente de Custódia, recentemente anunciado pelo Diretor da Polícia Civil do Distrito Federal.
Dessa forma, são dois concursos que reacenderam a “chama” de esperança e motivação do concurseiro de Carreiras Policiais. Tendo como base as funções dos dois cargos poderemos ter editais muito parecidos.
Quais os conteúdos da preparação da PCDF o candidato pode aproveitar para a Polícia Penal?
Antes de mais nada, saiba que cerca de 75% do conteúdo estudado para a PCDF poderá ser aproveitado no concurso da PPDF. São conteúdos semelhantes: Língua Portuguesa, Informática, Constitucional, Administrativo, Direito Penal, Processual Penal e Direitos Humanos.
Vale ressaltar que: a abordagem dos temas também é muito parecida e o conteúdo acumulado dos alunos da PCDF, o gabaritam para entender com facilidade o conteúdo de execução penal.
Com relação a esse conteúdo que pode ser aproveitado, como o candidato deve se organizar para revisar esse conteúdo?
Primeiramente entenda que para largar na frente de seus concorrentes, a melhor estratégia é focar nos tópicos sobre execução penal e, sempre, intercalar com revisões dos temas já estudados para a PCDF.
Além do que ele estudou para a PCDF, quais as outras matérias seriam importantes para o candidato focar?
Nesse sentido, as novidades em relação ao conteúdo programático é a parte específica sobre execução penal.
Vale a pena se basear no edital anterior para estudar para o Concurso da Polícia Penal DF?
De antemão posso dizer que sim, porém com ressalvas, já que o edital anterior já tem mais de 5 anos, e não será a mesma banca que realizará o concurso. Portanto, o candidato precisa ficar atento aos conteúdos de editais na área de execução penal mais recentes, como por exemplo, o edital do DEPEN.
Situação atual do concurso para Policial Penal
A informação de que o edital do Concurso para Polícia Penal DF sairá entre outubro e dezembro foi dada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sinpol DF). Se isso for confirmado, a convocação dos aprovados será em 2022.
Número de vagas
A autorização é para 1179 vagas, sendo 449 imediatas e 779 de formação de cadastro de reserva. As nomeações das 449 vagas devem ocorrer em junho de 2022.
Fases do certame
Ao que tudo indica serão:
- Prova objetiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação Psicológica;
- Investigação social e vida pregressa;
- Curso de formação.
Último Concurso
O último concurso de Agente Penitenciário do Distrito Federal foi divulgado em dezembro de 2014, com 200 (duzentas) vagas imediatas e 900 vagas para formação de cadastro reserva o cargo de Agente de Atividades Penitenciárias. Sendo que, a extinta Fundação Universa teve a responsabilidade do certame e a taxa de inscrição custou R$77,00.
Informações gerais
- Concurso: Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal
- Banca organizadora: a definir
- Escolaridade: superior
- Número de vagas: 1.179
- Remuneração: R$ 4.745,00
- Inscrições: a definir
- Taxa de Inscrição: a definir
- Provas: a definir
- Edital: Previsto para novembro.
Leia também:
Policia Penal/DF: dicas de preparação antes do edital
PLOA 2022: prevê autorização de 41.700 vagas em concursos públicos