Concurso MPU: sindicato pede urgência; saiba mais

Concurso MPU: sindicato pede urgência; saiba mais

O sindicato dos agentes de polícia do Ministério Público realizou seu 5º congresso nesse início de março. Dentre diversos tópicos discutidos, houve cobrança explícita por agilidade em concurso para fortalecer o quadro de pessoal da categoria.

A denominada "Carta de Brasília" foi elaborada pela AGEMPU (Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP) e representa a síntese das demandas da categoria.

Sindicato pedem avanços na valorização de agentes do MPU

Além de cobrar urgência a respeito da realização do concurso para o Ministério Público, a AGEMPU destacou a importância da função na segurança institucional do MPU, muito além da proteção física das instalações e do pessoal da autarquia.

Para o sindicato, a criação da Polícia Institucional foi um avanço, agora os próximos passos são a difusão do conhecimento, a estruturação nacional da carreira, a uniformização da atuação e a profissionalização dos agentes.

Passo importante nesse sentido é justamente a realização de novo concurso. Sendo que o último ocorreu em 2015 e desde então diversos policiais saíram da instituição. Atualmente o quadro é de 1.084 agentes.

O calor de tais discussões é indício de que o MPU não deva adiar muito mais a realização do certame. Ao mesmo tempo, também indica que poderão sair nesta gestão ainda muitas ações de valorização desta carreira, o que é bastante oportuno aos interessados em se candidatar ao cargo em 2024.

Outra demanda ainda da AGEMPU são ações que favoreçam a democratização do cargo no quesito de gênero, isto é, que amplie o ingresso de mulheres no próximo certame.

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o grupo de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento