Concurso Embratur: novo edital em discussão, confira

Concurso Embratur: novo edital em discussão, confira

Após especulações, está confirmado que a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, discute abertura de concurso para 2024.

As vagas são para cargos de nível médio e superior. Tem-se previsão de 80 oportunidades, sendo 40 imediatas e 40 para formação de cadastro de reserva. 

A carreira de assistente é de escolaridade média e possui rendimentos de R$3.046,58. Enquanto o cargo de analista tem como requisito o nível superior e iniciais de R$7.993,88.

O cadastro de reserva formado terá prazo de utilização enquanto durar a validade do edital, que será de 1 ano, com possibilidade de ser prorrogado.

A agência informou que possui comissão organizadora formada e trabalha para consolidar a preparação do concurso, estuda cronograma e licitação para escolha de banca examinadora.

Como se preparar?

Este será a primeira seleção com a Embratur possuindo o status de agência. O último certame ocorreu em 2010, quando ainda era Instituto Brasileiro de Turismo.

À época a oferta ficou em 84 vagas de nível médio e superior, divididas aos seguintes cargos e especializações:

Nível médio

  • Agente administrativo

Nível superior

  • Administrador;
  • Economista;
  • Técnico em comunicação social;
  • Técnico especializado II;
  • Técnico especializado IV.  

Vale lembrar que a Embratur possui quatro escritórios no Brasil. A Agência tem unidades em Brasília, sede da instituição, além de representações nas cidades de Criciúma (SC), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Você entre os melhores

Se você deseja se antecipar e chegar altamente competitivo no edital desta incrível agência brasileira que é a Embratur, venha para o IMP. Clique no link a seguir e saiba como nossos consultores podem te ajudar a alcançar seu sonho.

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

A mudança para o status de agência

Criada em 1966, a Embratur tem longa história na promoção do turismo para o território brasileiro. Até 2020 funcionou como autarquia federal responsável por gerir políticas públicas no setor do turismo.

Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur tornou-se dedicada à promoção do turismo internacional e concentrada "no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior."

Em 2020, a Embratur passou a ser agência de serviço social autônoma, por meio da lei  Lei nº 14.002. Tornou-se integrante do Sistema S e adquiriu direito privado. A própria agência explica o que mudou.

A diferença é que a mudança deu mais autonomia e agilidade à Embratur para a atração de turistas estrangeiros, incluindo a divulgação da “Marca Brasil” em todo o mundo, a partir da captação de recursos privados. De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão: promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos.

Resumão

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento