Concurso CNU: 12 órgãos dimensionam alocação de aprovados

Concurso CNU: 12 órgãos dimensionam alocação de aprovados

Movimentação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos fornece indício relevante para a dimensão de aprovados no Concurso Nacional Unificado.

Sabemos que o CNU possui capacidade para aprovar 20 mil candidatos. Isso porque a margem do certame é de que o cadastro de reserva possa triplicar o número de vagas imediatas, que é de 6.640.

A adesão de 12 órgãos que participam do CNU ao processo de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) movido pelo MGI é o indício mencionado.

O que é o Dimensionamento da Força de Trabalho?

Trata-se de um planejamento estratégico que o MGI move junto a outros órgãos da Administração Pública Federal. Seu intuito é fornecer informação qualificada para tomada de decisão a respeito da alocação de pessoal no quadro de servidores.

A adesão destes órgãos pode significar que as vagas imediatas abertas para o CNU de 2024 não serão suficientes para preencher a vacância que possuem.

Dentre aqueles que participarão do DFT estão: a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), o Ministério do Desenvolvimento Humano e Cidadania (MDH), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Advocacia Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Ao unir esforços para garantir que a força de trabalho esteja adequadamente dimensionada e capacitada, os órgãos participantes estão se preparando para enfrentar os desafios do futuro, promovendo eficiência, inovação e excelência no serviço prestado à sociedade”, resumiu José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.

Concurso Nacional Unificado

Concurso Público Nacional Unificado, o CNU (ou CPNU) é a novidade em seleção de servidores públicos trazida pelo MGI em 2024. Trata-se da realização conjunta de concursos para diferentes órgãos do Executivo nacional – sendo 21 instituições para esta edição – subdivididos em 8 blocos temáticos.

O MGI tem feito um trabalho minucioso no monitoramento de cada etapa de aplicação deste novo modelo para selecionar servidores públicos que é o CNU. Nós do IMP organizamos cada dado e informação para você ficar por dentro de tudo e sair na frente. Acesse nossa matéria completa.

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal;
  • Situação atual: inscrições encerradas;
  • Banca: Fundação Cesgranrio;
  • Cargos: diversos;
  • Escolaridade: níveis médio e superior;
  • Vagas: 6.640;
  • Remuneração: até R$23.579,71;
  • Provas: 5 de maio.

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o grupo de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento