Concurso Bacen: locais de prova, órgão divulga orientações

Concurso Bacen: locais de prova, órgão divulga orientações

Foi divulgado hoje no Diário Oficial da União o edital de convocação para as provas do Banco Central do Brasil (Bacen).

O documento, além de especificar horário e esquema de provas, provê orientações ao candidato consultar o local em que realizará o exame.

O local poderá ser consultado no site da banca organizadora, o Cebraspe, a partir do dia 10, sexta-feira.

Como será a aplicação das provas?

As provas objetivas acontecerão no dia 19 de maio de 2024, no período matutino. O fechamento dos portões ocorrerá às 8h. A duração do exame nesta etapa será de 3h30.

Já as provas discursivas ocorrerão no mesmo dia, porém no período vespertino. O fechamento dos portões está programado para as 15h e a duração desta etapa será de 4h.

O Cebraspe recomenda que os candidatos cheguem com 1h de antecedência no local de prova.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

QUERO SER APROVADO EM CONCURSO

O que pode e o que não pode no dia de prova?

Além das informações a respeito da prova, o edital fez recomendações daquilo que os candidatos devem ou não devem portar no dia da prova.

É obrigatório os candidatos comparecerem munidos de:

  • Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
  • Comprovante de inscrição;
  • Documento de identidade original.

Em relação ao que o candidato não deve portar, o edital fez uma série de recomendações, confira.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:

  1. aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
  2. óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  3. quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
  4. qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

Cebraspe costuma oferecer embalagem porta-objetos com lacre. O candidato deve antes de entrar na sala de provas, guardar na embalagem fornecida pela equipe de aplicação, obrigatoriamente desligados e com alarmes desativados, telefone celular e qualquer outro equipamento eletrônico.

Concurso Bacen

Esta edição do certame para o Banco Central do Brasil disponibilizará 100 vagas imediatas para duas especialidades de analista bancário. A remuneração para o cargo é de R$ 20.924,80 com jornada de trabalho de 40h semanais.

Além disso, mais 200 vagas estarão abertas para formação do cadastro de reserva. Desta maneira, 300 aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade desta edição – que será de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.

A classificação para a etapa discursiva ocorrerá para os 780 que obtiverem a melhor pontuação nas provas objetivas. Isto é, 340 candidatos para cada área (Economia e finanças, e Tecnologia da informação) terão suas provas discursivas corrigidas.

Enquanto a avaliação de títulos ocorrerá para os 300 mais bem classificados nas etapas anteriores, número também dividido entre ambas as áreas, sendo 150 para cada.

Resumão

  • Órgão: Banco Central do Brasil;
  • Situação: Inscrições encerradas;
  • Banca: Cebraspe;
  • Níveis: Superior;
  • Cargos: Analista;
  • Vagas: 100; 
  • Iniciais: R$20.924,80;
  • Provas: 19 de maio de 2024.

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o grupo de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidadas em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento