ATENDIMENTO: 0800 602 67 69

Atualidades para Polícia Penal do DF: dicas de preparação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O lançamento do edital para o concurso da Polícia Penal DF está cada vez mais próximo, mas você não precisa esperar a publicação para começar a estudar. Hoje, o Blog do IMP, com a ajuda do nosso especialista, o professor José Wesley, vai trazer Dicas de Preparação para Atualidades. 

Segundo o Wesley, para estudar Atualidades os candidatos podem usar o último edital da prova do DEPEN 2021 como base de estudo. “A tendência é termos um edital mais próximo da última prova do DEPEN 2021. Tendo como diferença principal as disciplinas obrigatórias do DF”, explica ele. 

Então queridos concurseiros, é hora de arregaçar as mangas e aproveitar nossas dicas imperdíveis. 

O último concurso da Polícia Penal do DF aconteceu em 2014, de lá pra cá quais os assuntos sofreram mais modificações dentro de Atualidades?

Tivemos uma mudança importante na disciplina de atualidades do DF, que passou a ser obrigatória em concursos realizados dentro do DF. Essa mudança é importante e deu um peso maior à disciplina. 

Como é uma matéria que se baseia muito em dados e nas caracterizações físicas, políticas, sociais, econômicas e populacionais. A matéria sempre muda muito de um certame para o outro.

Quantas questões de Atualidades você acredita que serão cobradas na prova da Polícia Penal do DF?

As bancas têm surpreendido no número de questões de Ride e atualidades do DF. Na prova da PCDF foram cobradas 6, PGDF foram 8. Então acredito que possa cair entre 5 e 6 questões.

O concurso para Polícia Penal do DF tem edital previsto para novembro e provas em fevereiro de 2022. Como candidato deve elaborar seu cronograma de estudos para conseguir estudar todo o conteúdo?

Uma organização em ciclos e a divisão do conteúdo é sempre importante. Eu gosto de trabalhar a minha matéria em partes. Acho que o aluno tem melhor desempenho seguindo uma cronologia dos fatos.

Qual o conteúdo dentro da disciplina deve ser estudado? 

A disciplina é muito singular, pois o examinador tem um leque muito grande de conteúdos para cobrar. Sendo assim, temos:

  • Lei complementar 94/98 que criou a Região Integrada de desenvolvimento do DF e entorno;
  • Aspectos físicos e populacionais;
  • Além da parte histórica e formação política e administrativa da cidade, que sempre são cobradas nas provas.

Qual a melhor estratégia de revisão do conteúdo de Atualidades para Polícia Penal do DF?

Eu ainda acho a resolução de questões da banca e a produção de mapas mentais uma forma de fixação importante dos principais temas da disciplina.

É válido a resolução de questões de concursos de outros estados para o mesmo cargo? 

Quando for de disciplinas comuns, sim. Ainda mais quando for da mesma banca .

Vários concursos para Polícia Penal estão sendo abertos em vários estados e outros estão previstos, é possível se preparar ao mesmo tempo para as várias provas?

No geral sim! Disciplinas como Português, Direito Penal, LEP, Constitucional são cobradas em outros estados também. Então com poucas diferenças, o aluno consegue estudar para editais semelhantes.

Resumo do concurso Polícia Penal do DF

Concurso: Secretaria de Administração Penitenciário do DF

Cargo: Polícia Penal

Escolaridade: Nível Superior

Vagas: 1.179 (400 imediatas e 779 para cadastro reserva)

Remuneração: R$ 4.745

Banca organizadora: a definir

Edital: previsão novembro de 2021

Leia também:

Como aproveitar a preparação da PCDF para PPDF

Leia mais:

Categorias

Notícias recentes

Curta o IMP Online

Fique por dentro

Se inscreva já pra receber as notícias em primeira mão!

Concursos em Destaque